Postado por: Sonia Melo
Declaração de Brasília para a Educação Ambiental
A Comissão de Redação do I CNEA reuniu-se em Brasília, nos dias 11 e 12 de novembro de 1997, redigiu e aprovou a Declaração de Brasília para a Educação Ambiental.
No documento, procede-se a um minucioso diagnóstico da situação da educação ambiental no Brasil e emitem-se recomendações, visando à melhoria do seu processo de desenvolvimento.
TEMA 1
Educação Ambiental e as vertentes do desenvolvimento sustentável
Educação Ambiental e Agenda-21
Educação Ambiental Não-Formal
Problemáticas
A necessidade de estabelecer, na prática, uma política de educação ambiental para o país com adequação às realidades regionais, estaduais e municipais, passando pela necessária articulação e integração do governo federal, estados e municípios, organização não governamental e outras instituições associadas às políticas de desenvolvimento sustentável.
Recomendações
Considerar a educação ambiental como prioridade nas políticas públicas e privadas, mediando conflitos decorrentes dos vários setores (econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais), a fim de alocar recursos de toda ordem e contribuir para a adoção de instrumentos de gestão ambiental e demais problemas de cunho social.
TEMA 2
Educação Ambiental Formal: Papel e desafios
Metodologias
Capacitação
Problemáticas
A educação ambiental nos níveis fundamental e médio apresenta-se geralmente através de atividades extra-escolares, tendo dificuldades para uma real inserção no currículo e nos planos anuais de educação.
Recomendações
Os Ministérios assinantes do programa Nacional de Educação Ambiental- Pronea (MMA,MEC e MCT)- devem assumir verdadeiramente a sua implementação prática e priorizar seu papel de incentivador e financiador do desenvolvimento de pesquisas, cursos de capacitação, materiais educativos e a inserção dos temas ambientais nos currículos de todos os níveis de ensino e de todas as carreiras.
TEMA 3
Educação Ambiental do Processo de gestão ambiental(metodologia e capacitação)
Educação Ambiental eo setor produtivo
Educação Ambiental, participação popular e cidadania
Problemáticas
A carência de programas de educação ambiental comunitários que orientem a população em especial para a preservação de mananciais hídricos, destino do lixo, aplicação de zoneamento ambiental com base na gestão ambiental dos ecossistemas.
Recomendações
Promover a integração e participação da comunidade na gestão das Unidades de Conservação, como aprendizado e exercício da cidadania.
TEMA 4
Educação Ambiental e as Políticas Públicas
Programa Nacional de Educação Ambiental – Pronea
Políticas Urbanas, recursos hídricos, agricultura, ciência e tecnologia
Problemáticas
A desconsideração pelas políticas urbanas das particularidades regionais e estaduais, gerando altos índices de desemprego e êxodo rural.
Recomendações
*Implementar política agrícola que contemple a agricultura familiar, valorize o homem do campo, promova, a educação ambiental, evite o êxodo rural e desenvolva projetos alternativos para as populações de baixa renda.
TEMA 5
Educação Ambiental, ética e formação da cidadania
Educação,comunicação e informação da sociedade
Os meios de comunicação
Os processos de informação e organização da sociedade
Problemáticas
A falta de comprometimento em relação à qualidade da informação, e a existência de propagandas de fatos ambientais sensacionalistas, em detrimento do processo educativo, que poderia informar e sensibilizar a população.
Recomendações
Motivar a mídia a assumir seu papel de formadora de opinião social veiculando informações corretas e dirigidas à formação do cidadão, estimulando um maior comprometimento com a questão ambiental.
Referência Bibliográfica:
Dias, Genebaldo Freire. Educação ambiental: pricípios e práticas-8.ed.- São Paulo: Gaia, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário